top of page

FACTORY KTM COMEMORA VITÓRIA INÉDITA DE MASON KLEIN NO SERTÕES 2023

Norte americano, estreante no Brasil, é campeão na categoria Geral



“Ready to race”. Assim chegou ao Brasil o norte americano Mason Klein, que brilhou e levou a KTM para o principal lugar no Sertões BRB 2023, maior rally das Américas. Pela primeira vez no Brasil, o piloto (KTM/ DM WhorkShop), dominou a competição desde o início, acelerou forte e venceu com 14m21s de vantagem sobre o segundo colocado.

“Somos campeões do Rally dos Sertões em 2021 e 2022, na categoria Self, e para este ano queríamos o desafio de ganhar na categoria geral das motos. Então, estamos muito felizes com esta realização, principalmente porque há 9 anos não comemorávamos uma vitória na geral”, comenta animado Fábio Campos, diretor da Factory KTM - distribuidor oficial da KTM no Brasil. A última vez foi em 2014 com o espanhol Marc Coma, com a mesma moto.

Como estratégia, a Factory KTM, junto com a DM WhorkShop, investiu no jovem piloto de apenas 21 anos - revelação do Rally Dakar 2023, onde ganhou três etapas na geral das motos e mostrou seu potencial. Mason pilotou uma moto totalmente original da marca KTM, uma 450 Rally Replica, destinada a competições de rally. A decisão não poderia ser mais acertada. “Chegamos na praia do Preá, no Ceará, após 8 dias de provas, com a moto e o piloto em perfeitas condições, fazendo uma prova épica e trazendo para a Factory KTM o tão desejado título”, conta o diretor.

Em uma competição técnica e exigente, sem dominar os aspectos dos terrenos do país, o californiano surpreendeu com o plano, habilidade, foco e desempenho. Ele nunca correu Sertões e a planilha é muito diferente da utilizada no Dakar e nas provas que ele corre nos Estados Unidos. “Tínhamos receio que ele tivesse dificuldades, mas para nossa surpresa, além de andar rápido ele planilha muito bem”, conta Campos. “Tanto que ele assustou todo mundo no primeiro dia, quando escolheu largar na primeira posição, enquanto, normalmente, os pilotos não gostam, porque não tem o rastro”, explica. O resultado da ousadia foi ganhar o primeiro, segundo, terceiro e quarto dias, mesmo com vários penais e se adaptando ao regulamento do Sertões. Dali para frente, com inteligência, soube administrar a prova e ao final se consagrar campeão.

A trajetória de Mason o coloca entre as grandes apostas dos ralis cross-country nas motos. Em 2022, foi campeão mundial (W2RC) na categoria Rally2 e concluiu a primeira participação no Dakar entre os 10 na geral. Em 2023, comandou a classificação geral, mas acabou por desistir da competição. “Apesar de ser um piloto jovem e muito rápido, nunca tinha ganho um rally significativo, só provas regionais. No Dakar ele mostrou potencial, mas o primeiro importante que ele ganhou na carreira, e na geral, foi o Sertões”, comenta Campos.

Mesmo acostumado com os melhores eventos internacionais como Dakar e provas nos Estados Unidos, o piloto foi só elogios para o evento brasileiro. “Estou impressionado com a qualidade do Sertões: além do alto nível técnico da competição e de pilotos muito rápidos, a estrutura do evento, a parte técnica, o apoio médico, o apoio do helicóptero e dos aviões fazendo a cobertura durante todo o tempo da prova, o número de pessoas trabalhando na organização, a qualidade dos boxes em todas as cidades que cheguei e a festa com a rampa de chegada na praia, o evento é fantástico”, ressaltou Klein.


Fonte: Assessoria de Imprensa Factory KYM

Fotos: Victor Eleutério

Comments


bottom of page